sexta-feira, 8 de junho de 2012

Cold Process: ou Processo à Frio



Cold Process: ou Processo à Frio

É um processo que permite produzir um sabonete desde o inicio, escolhendo o fornecedor e cada tipo de óleo ou gordura que vai estar presente no seu produto. Por esse motivo poderá produzir uma barra de sabão 100% vegetal, natural e sem aditivos químicos, com qualidade superior, pois não é submetido ás altas temperaturas e dessa forma preserva as propriedades naturais.

( Trecho retirado e adaptado do site: http://www.flickr.com/photos/kymeiaprodutoseacessoriosparabanhoeambiente/5962698336)

 
O Cold Process ou, na nossa língua portuguesa,  Processso à Frio, consiste na mistura da lixívia ( um álcali NAOH+ água deionizada) com variados tipos de óleos (vegetais ou animais), produzindo uma massa de sabão, daí acrescentando aromas e pigmentos e outros aditivos, de acordo com as propriedades que se deseja para cada cold. Os produtores de colds que se prezem utilizam no processo de saponificação somente óleos vegetais de boa qualidade, afinal, a gordura animal não produz um efeito tão benéfico para a pele como os óleos vegetais. 
Adicionando o Lye para os óleos no Pot   Para fazer a mistura (lixívia+óleos ou gorduras), tanto a lixívia, quanto os óleos devem estar com uma temperatura máxima de 45 graus (daí o porquê do nome deste processo).
 
 
 Misture a mistura de sabão a Trace  Movimenta-se o líquido com uma espátula de aço ou madeira, ou com a ajuda de um míxer, até chegar ao chamado "trace", que é o ponto parecido com um mingau.
 
 http://0.tqn.com/d/candleandsoap/1/0/Y/sscpsoap6.jpg Só após isso adiciona-se as propriedades, que vão desde ervas e pigmentos, até manteigas e óleos vegetais de ótima qualidade (óleo de amêndoas, de semente de uva, damasco, Rosa Mosqueta, nozes, manteigas de cacau, karité, cupuaçú) e também os óleos essenciais, os quais irão dar ao sabonete o perfume que se deseja, além das propriedades de cada óleo essencial. Adição de aditivos para o sabão       Derramando o sabão Raw no molde
 
 Após isto, a massa é colocada na forma, que será vedade e desenformada somente após 24 horas. A massa fica então dura, formando-se assim os sabonetes. Porém, estes só estarão prontos e neutralizados após 4 ou 6 semanas, que é o tempo de cura. Só depois deste período os sabonetes poderão ser embalados e consumidos.       Sabão Azeite com Calêndula e Camomila
Através do processo à frio obtem-se sabonetes de ótimas qualidades e muito benéficos para a pele, desde que haja uma escolha criteriosa dos óleos e aditivos a serem utilizados no preparo dos sabonetes. Como a massa não vai ao fogo, são conservadas todas as propriedades dos óleos e ervas utilizados, além da glicerina, produzida naturalmente durante a saponificação.
(Imagens extraídas dos sites: candleandsoap.about.com e www.soap-making-essentials.com)
 
Os sabonetes no processo á frio da linha de cosméticos Doce Olfato  são produzidos com um alto padrão de qualidade. Nossos colds não contêm conservantes e nem corantes artificiais. No processo de fabricação são utilizados somente óleos de origem vegetal, de altíssima qualidade. Usamos infusão de ervas naturais e óleos essencias para garantir as propriedades naturais que darão ótimos efeitos para a pele, uma sinergia com a natureza e o bem-estar.
Experimente!!!
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário